OS SETE MERGULHOS DE NAAMÃ

 

Os 07 Mergulhos de Naamã (II Rs 5. 1-14)

Orgulhoso

11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

O Orgulho retarda as bênçãos.

Arrogante

11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

Procurou honrarias e procurou a pessoa errada

Egoísta

12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

Rio Bom é o da Minha Terra

Incrédulo

12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

Duvidou do Homem de Deus

Homem Lacundo (Ira)

12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

Quando recebeu a mensagem se irou

Confiança Errada

13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

Pensou que o Rio Melhor era o de Damasco – O Melhor está no Jordão

É a da Obediência

14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

Teve Vitória

OS ERROS COMETIDOS POR NAAMÃ

(II Reis 5. 1 – 14)

1. PROCUROU A PESSOA ERRADA.

  1. Dirigiu-se ao seu Rei (da Assíria), para bater em outra porta errada (o palácio do Rei de Israel).

3. PENSOU EM PAGAR PELA CURA.

4. PROCURANDO ESCONDER O MAL.

5. Levou dez mudas de roupas para esconder especiais, que poderiam cobrir suas feridas.

6. ESPERANDO HONRARIAS

7. Ficou indignado ao chegar em Samaria e ser convidado a se dirigir à uma casa comum do povoado.

  1. Ficou irritado, pois Eliseu nem ao menos o atendeu e sim, mandou um criado atende-lo com uma mensagem.

9. DESEJANDO A CURA A SEU MODO.

Célio César de Aguiar Lima é graduado em Ciências Sociais e História pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde – Valença/RJ, Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra – Vassouras/RJ, cursa o bacharelado em Teologia pela FAETAD (Faculdade de Educação Teológica das Assembléia de Deus) – Campinas/SP e serve a Deus como Diácono na Assembléia de Deus de Três Rios, onde atua como professor de teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus).

Deixe uma resposta

